SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Personnel selection: preliminary considerations regarding the radical behaviorist perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOUVEIA, Valdiney V. et al. Dimensões normativas do individualismo e coletivismo: é suficiente a dicotomia pessoal vs. social?. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 223-234. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200002.

Previamente tem sido sugerida a relação do individualismo e coletivismo com os valores humanos. Não obstante, são escassas as pesquisas que visam comprová-la empiricamente. O presente estudo objetivou conhecer os valores humanos que melhor descrevem as dimensões destes construtos (individualismo vertical, individualismo horizontal, protoindividualismo, individualismo expressivo, coletivismo vertical e coletivismo horizontal). Participaram 304 pessoas, membros da população geral e estudantes do ensino médio e universitário. A maioria foi do sexo feminino (62,5%), com idade média de 29 anos. Estes responderam a Escala Multi-Fatorial de Individualismo e Coletivismo e o Questionário dos Valores Básicos, além de perguntas sócio-demográficas. Verificou-se que o individualismo pode ser melhor caracterizado pelos valores pessoais, enquanto que o coletivismo expressa uma ênfase nos valores sociais. No que se refere às dimensões do individualismo e coletivismo, estas foram correlacionadas de modo diferenciado com certos valores básicos, permitindo identificar um tipo específico de orientação social. Estes resultados foram discutidos com base na literatura da Psicologia Social Trans-Cultural, evidenciando-se sua importância para compreender o individualismo e coletivismo.

Keywords : Valores; coletivismo; individualismo; protoindividualismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese