SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Normative dimensions of the indivivualism and collectivism: is the dichotomy personal vs. social sufficient?Metaphysical and epistemological assumptions in the research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTOS, José Guilherme Wady; FRANCO, Ruth Nara Albuquerque  and  MIGUEL, Caio Flávio. Seleção de pessoal: considerações preliminares sobre a perspectiva behaviorista radical. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 235-243. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200003.

O objetivo do processo de seleção de pessoal é identificar candidatos que melhor se enquadram no perfil de determinado cargo. A prática comum de classificar candidatos por características pessoais consideradas necessárias para um bom desempenho no cargo, usualmente valoriza causas internas, mais do que ambientais, como determinantes do comportamento. Este artigo discute alguns aspectos que dificultam a implementação de processos de seleção com base em uma abordagem behaviorista radical e critica o uso de testes e categorias no processo de seleção. Sugere uma definição mais clara e objetiva das habilidades e comportamentos relevantes para um cargo, assim como a identificação das condições necessárias para que tais habilidades/comportamentos ocorram. É sugerida a necessidade de um modelo behaviorista para o processo de seleção de pessoal. Tal modelo incluiria técnicas que possibilitam a observação direta do comportamento em situações análogas, análises funcionais e, possivelmente, o treinamento mínimo das habilidades requeridas antes que a seleção final ocorra.

Keywords : Seleção de pessoal; behaviorismo radical; testes psicológicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese