SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Personnel selection: preliminary considerations regarding the radical behaviorist perspectiveGender and schooling differences in stress symptoms in young adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GUARESCHI, Pedrinho A.. Pressupostos metafísicos e epistemológicos na pesquisa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 245-255. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200004.

Trata-se de uma reflexão sobre os pressupostos metafísicos e epistemológicos subjacentes à pesquisa em psicologia. O trabalho está dividido em três partes. Na primeira parte discute a importância da filosofia para a investigação social em geral, dando ênfase à pesquisa em psicologia. Na segunda parte, o cerne do artigo, reflete-se sobre três pontos específicos: primeiro, qual a especificidade do objeto que queremos investigar? Qual seu estatuto metafísico (ontológico)?; em segundo lugar, quais as implicações (pressupostos) presentes nessa mesma prática investigativa? O que está implícito, o que carregamos conosco, ao fazermos pesquisa?; finalmente, uma reflexão sobre a linguagem e a realidade a que essa linguagem se refere. Na terceira parte, a intenção é escolher algumas técnicas de pesquisa, determinados instrumentais empregados nas atividades de investigação e deixar-se surpreender sobre seus pressupostos tácitos e suas implicações. O artigo conclui com algumas considerações sobre a ética na pesquisa.

Keywords : Pressupostos metafísicos na pesquisa; pressupostos epistemológicos na pesquisa; técnicas em pesquisa; ética na pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese