SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Incompleteness as a virtue: interaction of babies at day carePeers' judgment about children with interactive difficulties after an extended intervention model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GIAVONI, Adriana  and  TAMAYO, Álvaro. Análise espacial: conceito, método e aplicabilidade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 303-307. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200010.

A proposta deste artigo foi introduzir um novo tipo de análise - a análise espacial. Baseada em conceitos matemáticos inseridos na análise fatorial, esta análise permite avaliar espacialmente o objeto de estudo. Utilizando os conceitos de dimensão e base vetorial, pôde-se representar e avaliar espacialmente o esquema masculino que compõem o Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IEGA). Por ser uma estrutura tridimensional, este esquema foi representado graficamente. Análises algébricas podem ser realizadas para estruturas espaciais superiores a três dimensões. A análise espacial permite integrar as dimensões que constituem o objeto de estudo, formando uma estrutura unitária; avaliar o objeto de estudo a partir de novas variáveis - as variáveis espaciais e avaliar uma estrutura hierárquica. Para uma avaliação mais completa do objeto, a análise espacial deve ser realizada conjuntamente com as análises parcial e total.

Keywords : Esquemas de gênero; estrutura espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese