SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Spatials analysis: concept, method and applicabilityPatients' profile at a geriatric outpatient service in Federal District, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CASTRO, Rebeca Eugênia Fernandes de; MELO, Márcia Helena da Silva  and  SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo ampliado de intervenção. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 309-318. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200011.

A literatura sobre competência social tem demonstrado que a rejeição pelos pares na infância é um fator de influência no desenvolvimento de comportamentos anti-sociais. O presente estudo objetivou verificar a efetividade de um programa ampliado de atendimento, envolvendo pais, professores e pares de crianças com dificuldades de interação. A intervenção foi realizada em uma escola pública da periferia de Osasco-SP, que funcionava como sucursal da clínica-escola do IPUSP. Participaram 38 crianças da segunda série, pertencentes a três grupos: a) 13 ao grupo de atendimento psicológico; b) 12 ao grupo controle e c) 13 ao grupo de validação. Seu status sociométrico foi mensurado a partir de entrevistas com as respectivas turmas em três momentos: antes, durante e após a intervenção. As crianças que participaram do programa de intervenção revelaram um aumento significativo da competência social quando comparadas ao grupo controle e alcançaram status sociométrico semelhante ao do grupo de validação.

Keywords : Competência social; atendimento preventivo; comunidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese