Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Psicologia: Reflexão e Crítica
Print version ISSN 0102-7972On-line version ISSN 1678-7153
Abstract
CASTRO, Rebeca Eugênia Fernandes de; MELO, Márcia Helena da Silva and SILVARES, Edwiges Ferreira de Mattos. O julgamento de pares de crianças com dificuldades interativas após um modelo ampliado de intervenção. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp.309-318. ISSN 0102-7972. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200011.
A literatura sobre competência social tem demonstrado que a rejeição pelos pares na infância é um fator de influência no desenvolvimento de comportamentos anti-sociais. O presente estudo objetivou verificar a efetividade de um programa ampliado de atendimento, envolvendo pais, professores e pares de crianças com dificuldades de interação. A intervenção foi realizada em uma escola pública da periferia de Osasco-SP, que funcionava como sucursal da clínica-escola do IPUSP. Participaram 38 crianças da segunda série, pertencentes a três grupos: a) 13 ao grupo de atendimento psicológico; b) 12 ao grupo controle e c) 13 ao grupo de validação. Seu status sociométrico foi mensurado a partir de entrevistas com as respectivas turmas em três momentos: antes, durante e após a intervenção. As crianças que participaram do programa de intervenção revelaram um aumento significativo da competência social quando comparadas ao grupo controle e alcançaram status sociométrico semelhante ao do grupo de validação.
Keywords : Competência social; atendimento preventivo; comunidade.