SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Patients' profile at a geriatric outpatient service in Federal District, BrazilShort-term visuo-spatial memory: the effect of the articulatory suppression and an arithmetic task author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORGES, Lucivanda Cavalcante  and  SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 327-336. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200013.

Os estudos sobre a influência dos fatores sociais na aquisição da linguagem tiveram grande impulso com as críticas às considerações de Chomsky de que havia uma "pobreza dos estímulos" e, portanto, a criança não poderia adquirir a linguagem a partir do meio social. Autores da perspectiva da Interação Social no estudo da linguagem desafiam a posição chomskiana, e evidenciam a importância da interação social para a aquisição da linguagem, especialmente as relações da criança com a mãe. Essas relações representam um sistema dinâmico, segundo o qual ambos contribuem com suas experiências e conhecimentos para o curso da interação. A linguagem é entendida, nesta perspectiva, enquanto comunicação, e portanto é anterior ao surgimento das palavras. Neste trabalho, pretende-se apresentar as explicações desta perspectiva teórica sobre o processo de aquisição da linguagem infantil. Serão discutidos os efeitos da fala materna (motherese) e sua influência na aquisição da linguagem por parte da criança, assim como os diferentes estilos de input lingüístico, considerando também a importância das características da criança na interação.

Keywords : Linguagem infantil; interação social; input lingüístico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese