SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Language acquisition: explanations of the social interaction perspectiveThe applied dimension in behavior analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GALERA, Cesar  and  FUHS, Cláudia Correia Leite. Memória visuo-espacial a curto prazo: os efeitos da supressão articulatória e de uma tarefa aritmética. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 337-348. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200014.

Foram realizados dois experimentos para avaliar a natureza da informação armazenada pelo sistema de memória visuo-espacial a curto prazo. No primeiro experimento, uma tarefa de localização espacial foi realizada simultaneamente com tarefas intervenientes de supressão articulatória e de subtração aritmética. A tarefa de supressão articulatória afeta de forma negativa a recordação das letras, mas não a dos padrões visuais. Apesar disso, a recordação das letras se mantém superior à recordação dos padrões visuais. Este resultado sugere que o armazenamento dos padrões visuais não utiliza o laço fonológico, e que a tarefa de supressão articulatória, embora iniba o uso do laço fonológico, pode não inibir o acesso à informação semântica. No segundo experimento estabelecemos o efeito da similaridade visual sobre a capacidade de recordação da posição espacial. Os resultados confirmam o uso de códigos visuais e sugerem que a capacidade de armazenamento de estímulos visuais é limitada, mas não se restringe ao efeito de recência.

Keywords : Memória operacional; memória visuo-espacial; supressão articulatória; tarefa aritmética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese