SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Short-term visuo-spatial memory: the effect of the articulatory suppression and an arithmetic taskChildren's stories: asthmatic children's narratives in play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CANAAN-OLIVEIRA, Silvia. Dimensão aplicada na análise do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 349-354. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200015.

O presente estudo teve como objetivo examinar a lógica do uso do termo "aplicada" na Análise do Comportamento a partir de elementos identificados na literatura desta área e na linguagem cotidiana. As concepções de aplicação encontradas foram categorizadas em três grupos: a) aplicação enquanto prestação de serviço que leva a discussão para o continuum prestação de serviço X pesquisa, assemelhando-se à forma como o termo "aplicada" é utilizado na linguagem cotidiana, b) aplicação enquanto uma forma de pesquisa que revela uma revisão do conceito de aplicação na linguagem cotidiana e sua estensão para atividades científicas, direcionando a discussão para o continuum pesquisa básica x pesquisa aplicada e c) aplicação enquanto atividade simultânea de pesquisa e prestação de serviço que sinaliza o caráter complementar destas atividades. Portanto, existem tradições coexistentes na Análise do Comportamento que apoiam diferentes usos do termo "aplicada".

Keywords : Análise do comportamento; aplicação; prestação de serviço; pesquisa básica e aplicada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese