SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The applied dimension in behavior analysisSpatial arrangement in a day care center: spaces for peer interaction, laying alone, socially directing behavior and observing others author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOULART, Cláudia Maria Teixeira  and  SPERB, Tania Mara. Histórias de criança: as narrativas de crianças asmáticas no brincar. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 355-365. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200016.

Este estudo examinou como crianças com asma constroem significados sobre sua doença e informações que recebem a este respeito. Levou-se a efeito três estudos de caso com crianças participantes de um Programa de Educação em Asma, utilizando uma abordagem cultural que usa as narrativas como um meio de buscar significações. Foram realizadas observações no ambiente hospitalar e entrevistas com mães. Usou-se as narrativas do brincar, já que este permite ampliar o estudo da subjetividade infantil. A análise das narrativas fundamentaram-se no modelo estrutural de Todorov e os resultados evidenciaram que as narrativas no brincar apresentam uma estrutura peculiar, explicada pelas particularidades psíquicas destas crianças. Elementos da cultura estiveram presentes nas narrativas, permitindo a análise de como a criança negocia seus significados pessoais e familiares com os significados da cultura médico-hospitalar. Discutiu-se as implicações do tipo de abordagem educacional que informa as crianças a respeito de sua doença.

Keywords : Brincar; asma; narrativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese