SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Spatial arrangement in a day care center: spaces for peer interaction, laying alone, socially directing behavior and observing othersOn the frequentist and probabilistic debate: "dumb-luck" turns out to be a plausible explanation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BARREIRA, Cristiano Roque Antunes  and  MASSIMI, Marina. As idéias psicopedagógicas e a espiritualidade no karate-do segundo a obra de Gichin Funakoshi. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 379-388. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200018.

O karate é uma forma de luta com origens remotas, pouco conhecidas e marcado desenvolvimento na ilha de Okinawa do arquipélago japonês. Outrora praticado às escondidas, no século XX Gichin Funakoshi tornou-o público e o difundiu. Partiu de Funakoshi a denominação karate-do, "o caminho das mãos vazias", que dá um caráter doutrinário à arte que deveria servir, mais do que como mera forma de luta, ao desenvolvimento da personalidade. Procura-se fazer um resgate teórico das idéias psicopedagógicas e da espiritualidade próprias do karate sob a luz dos paradigmas culturais de maior influência no pensamento de Funakoshi. Observa-se claramente a influência e complementaridade entre confucionismo e zen-budismo além da herança prática do bushidô que permitem compreender o pensamento de Funakoshi acerca da espiritualidade e transmissão do conhecimento.

Keywords : Karate; idéias psicológicas e psicopedagógicas; esportes de combate; espiritualidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese