SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The karate-do psychopedagogic ideas and spirituality according to Gichin Funakoshi's workSocial cognition and attachment theory: some approximations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ROAZZI, Antonio; O'BRIEN, David P.  and  DIAS, Maria da Graça B. B.. Sobre o debate freqüentista versus probabilista: "sorte de tolo" torna-se uma explicação plausível. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 389-402. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200019.

Um debate entre Kahneman e colaboradores por um lado, e Gigerenzer e colaboradores e Cosmides e colaboradores por outro, tem ocorrido na área de raciocínio sobre probabilidades condicionais. Kahneman e Tversky propuseram que as pessoas tipicamente representam informações em termos de exemplos individuais, e, então, elas fazem julgamentos usando processos de raciocínio que se baseiam em tais exemplos. Cosmides e colaboradores, entretanto, propuseram que as pessoas tipicamente representam informações sobre freqüências populacionais. Uma série de problemas metodológicos nas comparações entre problemas freqüentistas e probabilistas levantadas por Gingerenzer e Hoffrage e por Cosmides e Tooby é discutida. Finalmente, discutimos uma possível estratégia, denominada por O'Brien, Roazzi e Dias de teoria Sorte de Tolo. Este artigo assegura que os problemas de formato freqüentista permitem a existência de uma estratégia de adivinhação que não existe nos problemas de formato probabilista, e levanta a possibilidade de que toda a literatura nesta área tem falsamente assumido que as respostas corretas se originam de apropriadas linhas de raciocínio, enquanto que respostas incorretas não, o que indica, de certa forma, que nem respostas corretas nem incorretas têm se originado de linhas de raciocínio Bayesiano.

Keywords : Raciocínio condicional; raciocínio Bayesiano; formato freqüentista; formato probabilista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese