SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2On the frequentist and probabilistic debate: "dumb-luck" turns out to be a plausible explanationAdolescents with Diabetes mellitus type 1: daily routine and coping author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RAMIRES, Vera Regina Röhnelt. Cognição social e teoria do apego: possíveis articulações. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.2, pp. 403-410. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000200020.

Esse artigo discute a possibilidade de articulação de conceitos da teoria do apego e da teoria da cognição social. Conceitos-chave de ambas as teorias são apresentados, procurando-se analisar algumas das suas interfaces. Ao assumirmos uma perspectiva epistemológica complexa, não linear, domínios teóricos tradicionalmente considerados antagônicos, como a teorização sobre o pensamento e aquelas sobre sentimentos têm se entrelaçado para a abordagem teórica e clínica de problemáticas recentes. Concluímos que essa articulação poderia criar um campo conceitual novo, o qual demanda pesquisas e uma teorização aprofundada, possuindo implicações para a compreensão do desenvolvimento infantil, para o âmbito da clínica psicológica e para o campo da construção do conhecimento.

Keywords : Cognição social; apego; cognição e afeto; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese