SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Social representations: affective impregnation and structural approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARNEIRO, Gabriela Raeder da Silva; MARTINELLI, Selma de Cássia  and  SISTO, Fermino Fernandes. Autoconceito e dificuldades de aprendizagem na escrita. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 427-434. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300002.

O autoconceito vem sendo considerado na literatura como um constructo multidimensional e um dos aspectos afetivo-emocionais relacionados às dificuldades de aprendizagem. Considerando a importância desse constructo, o objetivo deste estudo foi verificar se haveria diferenças significativas entre níveis de dificuldade de aprendizagem na escrita e o autoconceito geral, escolar, social, familiar e pessoal de crianças do ensino fundamental. Utilizou-se uma escala para avaliar a dificuldade de aprendizagem na escrita e outra para avaliação do autoconceito. A amostra foi composta por 277 estudantes, de ambos os sexos, com idade entre 9 e 10 anos, da 3ª série do ensino fundamental. Os resultados evidenciaram que a dificuldade de aprendizagem na escrita está significativamente relacionada com o autoconceito geral e com o escolar, verificando-se que conforme aumenta o nível de dificuldade de aprendizagem na escrita diminui o autoconceito.

Keywords : Dificuldades de aprendizagem; autoconceito; escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese