SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Social representations: affective impregnation and structural approachThe transcultural aspect of vocational maturity in Donald Super Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PEREIRA, Cícero  and  CAMINO, Leoncio. Representações sociais, envolvimento nos Direitos Humanos e ideologia política em estudantes universitários de João Pessoa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 447-460. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300004.

Este artigo analisa as representações sociais que estudantes universitários têm do envolvimento nos Direitos Humanos e a relação dessas representações com o posicionamento político dos estudantes. Um estudo realizado com 400 universitários da cidade de João Pessoa revela que a representação do envolvimento nos Direitos Humanos é analisável em 4 dimensões: pessoal-abstrato, pessoal-concreto, governamental-abstrato e governamental-concreto. De um modo geral, os estudantes consideram que o seu envolvimento concreto nos Direitos Humanos é superior ao do governo brasileiro, mas julgam, na ordem abstrata (o que deveria ser), que a aplicação desses Direitos é de responsabilidade do governo. Verifica-se também uma relação positiva entre o ativismo político dos estudantes e o envolvimento com os Direitos Humanos. Finalmente, no que concerne aos partidos políticos, constata-se que a simpatia pelo PMDB relaciona-se positivamente com a crença de que o governo brasileiro se preocupa realmente com os Direitos Humanos, enquanto a simpatia pelo PT relaciona-se negativamente com essa crença.

Keywords : Representações sociais; direitos humanos; política.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese