SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Social representations, human rights involvement and political ideology in university students of João PessoaBioethics and health psychology: reflecting upon life and death questions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide. A noção transcultural de maturidade vocacional na Teoria de Donald Super. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 461-473. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300005.

Donald Super engajou-se a sistematizar uma teoria geral da escolha e do desenvolvimento vocacional estruturada no modelo tradicional, no de fatores sócioeconômicos e ambientais, no de abordagens desenvolvimentistas, e no fenomenológico. O presente trabalho objetiva apresentar o conceito de maturidade vocacional e sua generalização no plano transcultural. Com este propósito, explorou-se, mais especificamente, o terceiro modelo teórico, aquele do cumprimento, por parte do indivíduo, de etapas ordenadas e previsíveis durante toda sua vida, visto que a noção de maturidade vocacional se revela através da passagem de um processo de desenvolvimento. Através de dados colhidos por diversos inventários de maturidade, apresentou-se os dados relativos a sua generalização. Concluiu-se que o modelo teórico explicativo da maturidade vocacional parece ser aplicável a diversas populações que possuem elementos culturais comparáveis aos americanos. Algumas exceções ou cuidados na interpretação de dados se aplicam. Novos estudos devem ser realizados a fim de melhorar as qualidades psicométricas das medidas de maturidade vocacional em alguns outros países e, também, as adaptações de tais instrumentos levando-se em conta a diferenças sócio-econômicas e culturais.

Keywords : Desenvolvimento vocacional; maturidade vocacional; Teoria de Donald Super; transcultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese