SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Bioethics and health psychology: reflecting upon life and death questionsMetalinguistic awareness and literacy: a study carried out among first elementary grade children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

IRIBARRY, Isac Nikos. Aproximações sobre a transdisciplinaridade: algumas linhas históricas, fundamentos e princípios aplicados ao trabalho de equipe. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 483-490. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300007.

O objetivo deste artigo é o de apresentar algumas aproximações conceituais e práticas sobre o tema da transdisciplinaridade. Em um primeiro momento, as aproximações realizadas serão alternadas pela exposição teórica dos temas relacionados à transdisciplinaridade e por algumas ilustrações práticas dos conceitos. O conceito de disciplina e suas derivações - multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade - serão examinados em suas diferenças e conseqüências para o estabelecimento de relações entre diferentes disciplinas. Em seguida, serão apresentadas algumas origens históricas e alguns fundamentos da transdisciplinaridade. Na etapa final do trabalho, serão examinados os princípios práticos do trabalho de equipe em uma situação de transdisciplinaridade. Tais princípios estão organizados a partir do trabalho em equipe, da geração de novos dispositivos, da familiarização dos profissionais com cada área diferente da sua, da legibilidade e compartilhamento dos discursos e da tomada de decisão horizontal.

Keywords : Disciplinaridade; transdisciplinaridade; trabalho de equipe.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese