SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Approaching transdisciplinarity: some historical lines, foundations and applied principles to team workChildren with Down syndrome and their family interactions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BARRERA, Sylvia Domingos  and  MALUF, Maria Regina. Consciência metalingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 491-502. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300008.

A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintática, sobre a aquisição da linguagem escrita. Esperava-se que as crianças com níveis mais elevados de consciência metalingüística apresentassem desempenho superior na aprendizagem da leitura e escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos da 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública de São Paulo. Os instrumentos utilizados para avaliar os níveis de consciência metalingüística foram aplicados no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre os níveis iniciais de consciência fonológica e sintática e o desempenho final das crianças em leitura e escrita. A consciência lexical mostrou-se correlacionada apenas com o resultado final em leitura. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da consciência metalingüística nas séries escolares iniciais.

Keywords : Consciência metalingüística; consciência fonológica; consciência lexical; consciência sintática; alfabetização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese