SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Metalinguistic awareness and literacy: a study carried out among first elementary grade childrenEcological insertion in community: a methodological proposal for studying families under risk situation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SILVA, Nara Liana Pereira  and  DESSEN, Maria Auxiliadora. Crianças com síndrome de Down e suas interações familiares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 503-514. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300009.

Crianças com deficiência exercem um impacto profundo sobre o funcionamento da família que necessita ser melhor investigado. Este estudo tem como objetivos a) descrever alguns aspectos do desenvolvimento e da vida familiar de crianças com síndrome de Down, segundo o relato dos genitores e b) identificar os padrões de interação familiar, destacando os subsistemas genitores-criança. Seis famílias, consistindo de pai, mãe e uma criança pré-escolar com síndrome de Down, foram selecionadas. As mães responderam um questionário e participaram de entrevistas semi-estruturadas com os pais, separadamente. Dezoito sessões de observação do comportamento foram conduzidas na residência das famílias, totalizando 171 minutos de gravação em vídeo de atividades livres. Os resultados mostraram que as atividades foram desenvolvidas predominantemente de forma "conjunta" e que as interações familiares foram caracterizadas pela "sincronia", "supervisão", "liderança" e "amistosidade". Os dados sugerem que, para compreender o funcionamento de famílias de crianças com síndrome de Down, faz-se necessário focalizar o papel do pai.

Keywords : Interações familiares; síndrome de Down; observação direta do comportamento; crianças pré-escolares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese