SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Ecological insertion in community: a methodological proposal for studying families under risk situationMetatextual development in children: theoretical and methodological overview, and research findings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BROCKMEIER, Jens  and  HARRE, Rom. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 525-535. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300011.

O aumento de interesse no estudo da narrativa e seu contexto social sugere a emergência de outro caminho ao paradigma pós-positivista e um melhor refinamento da metodologia interpretativa nas ciências humanas. O problema do entendimento dos padrões dinâmicos do comportamento humano parece estar mais próximo de uma solução através dos estudos da narrativa do que até mesmo de abordagens bem conhecidas, como a utilização do modelo de regras e papéis. Nesse artigo, abordaremos algumas das qualidades que fizeram do estudo da narrativa uma abordagem produtiva. Procuramos definir a noção de narrativa e diferenciá-la de outros padrões de discurso, tendo como base estudos sócio-psicolingüísticos, filosóficos e literários. Procuramos também identificar algumas dificuldades teóricas e possíveis riscos dos quais os estudiosos da narrativa deveriam estar conscientes. Finalmente, esboçamos uma compreensão da narrativa que objetiva levar em conta sua condição particular de um discurso contextualizado e seu caráter aberto e transitório.

Keywords : Narrativa; discurso; psicolinguística; métodos qualitativos; psicologia discursiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese