SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Narrative: problems and promises of an alternative paradigmThe grasp of consciousness analysed through the concept of division: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SPINILLO, Alina Galvão  and  SIMOES, Patrícia Uchôa. O desenvolvimento da consciência metatextual em crianças: questões conceituais, metodológicas e resultados de pesquisas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 537-546. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300012.

O presente artigo versa sobre o desenvolvimento da consciência matetatextual em crianças a partir de uma ampla revisão comentada e crítica da literatura na área. Especial ênfase é dada a questões de natureza conceitual e metodológica, inserindo-se a consciência metatextual no âmbito da consciência metalingüística como um todo. Reflexões metodológicas são conduzidas a partir de inúmeros estudos realizados com crianças, colocando-se em destaque aqueles que versam sobre a consciência metatextual relativa à estrutura de textos de diferentes gêneros. Além de questões conceituais e metodológicas, o artigo procura integrar um conjunto de resultados de pesquisas, fornecendo indicadores de como se caracteriza a emergência e o desenvolvimento desta habilidade em crianças de 5 a 9 anos de idade.

Keywords : Desenvolvimento da consciência metatextual; questões teórico-metodológicas; resultados de pesquisas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese