SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Metatextual development in children: theoretical and methodological overview, and research findingsTo have and to be: social representations of adolescence among adolescentes of urban and rural insertion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde  and  LAUTERT, Síntria Labres. A tomada de consciência analisada a partir do conceito de divisão: um estudo de caso. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 547-554. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300013.

Objetivou-se ilustrar a tomada de consciência através do conceito de divisão. Uma criança do sexo masculino, com 6 anos e 4 meses, cursando alfabetização em escola particular de Recife, foi entrevistada e solicitada a representar um problema. Realizou-se uma análise qualitativa, observando-se 5 momentos de tomada de consciência: 1) ausência de consciência da totalidade dos elementos; 2) consideração da totalidade dos elementos, sem tomada de consciência do resto; 3) surgimento de conflito cognitivo como possibilitador da tomada de consciência das relações entre os termos; 4) resolução do conflito a partir de um esquema cognitivo já existente - ausência de tomada de consciência do resto; 5) representação do termo resto, sem tomada de consciência da relação deste com os demais. Os resultados mostraram a construção de graus diferenciados de tomada de consciência da divisão, propiciados pelas intervenções do examinador e pela presença de referentes no enunciado, sem o alcance da conceituação.

Keywords : Criança; tomada de consciência; divisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese