SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3To have and to be: social representations of adolescence among adolescentes of urban and rural insertionExperiences of loss and mourning among school-children aged 13 to 18 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

AMATUZZI, Mauro Martins. Fé e ideologia na compreensão psicológica da pessoa. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2003, vol.16, n.3, pp. 569-575. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722003000300015.

Estudo teórico que visa discutir fé e ideologia como dimensões psicológicas da pessoa influenciando sua ação. Segue os caminhos de uma reflexão fenomenológica sobre a experiência. Fé e ideologia aparecem como dimensões complementares e não opostas. A fé diz respeito à ligação com os fins visados mas não ainda experimentados, e a ideologia diz respeito à visão de mundo conseqüente a essa ligação com os fins. São examinados diversos âmbitos da experiência de processo: o individual, o de grupo, o social, o ecológico e o universal. Fé e ideologia manifestam-se em todos os âmbitos. A fé se torna religiosa, implicita ou explicitamente, quando se faz experiência da indagação pelo significado último. Daí se segue também uma ideologia abrangente. Ambas terão influência sobre todos os demais âmbitos da experiência. A psicologia não pode desconsiderar os estados da fé e da ideologia se quiser ser um conhecimento do humano.

Keywords : Fé; ideologia; psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese