SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Defining Issues Test-2: reliability of the Brazilian version and considerations concerning its use in studies on moralityExperimental analysis of behavior and society: a new field of investigation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COSTA, Elis Regina da  and  BORUCHOVITCH, Evely. Compreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental de Campinas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 15-24. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100004.

Pesquisas sugerem que um bom desempenho escolar envolve o uso eficiente de estratégias de aprendizagem e o controle de variáveis psicológicas do aluno. Tendo como base teórica a Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação, este estudo verificou relações entre o uso de estratégias de aprendizagem e a ansiedade de 155 alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Campinas. Utilizou-se como instrumentos para a coleta de dados uma entrevista estruturada sobre estratégias de aprendizagem e uma escala de ansiedade. De modo geral, os resultados parecem indicar que a ansiedade pode tanto favorecer, quanto interferir no uso adequado de estratégias de aprendizagem. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais e direções para futuras pesquisas sobre essa temática são apresentadas.

Keywords : Estratégias de aprendizagem; ansiedade; ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese