SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Experimental analysis of behavior and society: a new field of investigationSocial representation of environmental education and health education in college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALBUQUERQUE, Niele Márcia Amaral de; PARACAMPO, Carla Cristina Paiva  and  ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Análise do papel de variáveis sociais e de conseqüências programadas no seguimento de instruções. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 31-42. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100006.

Investigando o papel da monitorização no seguimento de instruções, 12 crianças foram expostas a um procedimento de escolha segundo o modelo. A tarefa era tocar um dos dois estímulos de comparação na presença de um estímulo contextual. As respostas corretas evitavam e as incorretas produziam perda de reforçadores. O experimento consistia de cinco fases. As Fases 1, 3 e 5 eram iniciadas com uma instrução correspondente às contingências; as contingências em vigor na Fase 1 eram revertidas na Fase 2, restabelecidas na Fase 3, novamente revertidas na Fase 4 e restabelecidas na Fase 5. Os participantes foram atribuídos a duas condições, que diferiam quanto à fase na qual um observador era introduzido na situação experimental. Observou-se que 10 participantes abandonaram o seguimento de instruções nas Fases 2 e 4. Sugere-se que, mesmo quando é monitorado, o seguimento de instruções tende a deixar de ocorrer quando produz perda de reforçadores.

Keywords : Comportamento governado por regras; monitorização; perda de reforçadores; procedimento de escolha segundo o modelo; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese