SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Analyzing the role of social variables and programmed consequences in instruction-followingPedagogical mediation: reflections about the aesthetics look author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ANDRADE JUNIOR, Hermes de; SOUZA, Marcos Aguiar de  and  BROCHIER, Jorgelina Ines. Representação social da educação ambiental e da educação em saúde em universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 43-50. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100007.

A crescente globalização tem promovido modificações econômicas, políticas e culturais em diversos setores da atividade humana. Tal situação de interdependência tem favorecido a discussão de temas de interesse mundial, como a educação ambiental e a educação em saúde. O presente estudo teve como objetivo investigar as representações sociais da educação ambiental e da educação em saúde em 204 estudantes universitários da cidade do Rio de Janeiro, sendo 106 homens e 98 mulheres, na idade média de 26,9 anos. Os participantes preencheram um questionário com perguntas relativas a concepções pessoais sobre educação ambiental e educação em saúde. Da análise das respostas, através da técnica de análise de conteúdo, emergiram três categorias relativas à educação ambiental (concepção antropocêntrica utilitarista, concepção antropocêntrica pactuada e concepção ecocêntrica) e quatro categorias relativas a educação em saúde (saúde como ausência de doença, ênfase na saúde do corpo, saúde como equilíbrio corpo-mente e concepção ecocêntrica de saúde). As conclusões remetem ao entendimento de que meio ambiente e saúde ainda são entendidos como temas independentes, dificultando ações mais eficientes por parte da população e de entidades governamentais e não governamentais.

Keywords : Representação social; educação ambiental; educação em saúde; meio ambiente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese