SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Pedagogical mediation: reflections about the aesthetics lookPsychology and pediatric dentistry: the contribution of behaviour functional analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Sublimidade do mal e sublimação da crueldade: criança, sagrado e rua. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 61-73. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100009.

A partir de uma ocorrência contemporânea, revisita-se a tese de que a Umbanda reflete processos históricos e guarda memórias sociais profundas. Há indícios de que esse talento vem sendo aplicado à reflexão do abandono da infância, orientando práticas de cuidado e de solidariedade retribuidoras de dons atribuídos ao "povo de rua" infantil, embasadas no reconhecimento da sua participação e inserção "mística" na vida social. Neste artigo analisam-se performances rituais de "exus mirins" e depoimentos desses personagens do panteão umbandista e dos seus fiéis, supondo-se que dar ouvidos a essas meditações coletivas e ao modo como espelham o curto circuito entre sociedade excludente e ferocidade infantil contribua para compreender como os setores que mais cedem vidas a esse horror o interpretam e se significam. Conclui-se que, por meio da inclusão profunda das crianças de rua no âmago da experiência religiosa, a Umbanda contraria a sua segregação e extermínio, físicos e simbólicos.

Keywords : Meninos de rua; etnopsicologia; memória social; psicologia e religião; Umbanda.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese