SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Psychology and pediatric dentistry: the contribution of behaviour functional analysisThe subjectivity present in the adoption psychossocial study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

FONTES, Maria José de Oliveira  and  CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível sócio-econômico baixo. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 83-94. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100011.

O presente estudo investiga o impacto de um programa de leitura de histórias no desenvolvimento de habilidades da linguagem oral e escrita de crianças de baixo nível sócio-econômico. Trinta e oito crianças entre 4 e 6 anos de idade participaram do estudo. As crianças designadas para o grupo experimental foram submetidas a um programa interativo de leitura de histórias. As crianças designadas para o grupo controle não foram submetidas a nenhum tratamento especial. Os resultados sugerem que programas interativos de leitura de histórias podem ter um impacto positivo no desenvolvimento da linguagem oral de crianças de classe sócio-econômica baixa. Embora os dois grupos tenham apresentado níveis comparáveis de desenvolvimento da linguagem no início do estudo, as crianças do grupo experimental excederam as crianças do grupo controle em todas as medidas de compreensão de história e vocabulário administradas após o término do programa de treinamento.

Keywords : Leitura de histórias; linguagem escrita; linguagem oral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese