SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1A prelimary analysis of cognitive and developmental approaches in autismThe computer game Tetris' solution: a micro genetic analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OKANO, Cynthia Barroso; LOUREIRO, Sonia Regina; LINHARES, Maria Beatriz Martins  and  MARTURANO, Edna Maria. Crianças com dificuldades escolares atendidas em programa de suporte psicopedagógico na escola: avaliação do autoconceito. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 121-128. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100015.

Objetivou-se avaliar o autoconceito de 40 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 7 a 10 anos, alunos de 1ª e 2ª série de uma escola da rede pública do município de Uberaba-MG, com nível intelectual pelo menos médio inferior, divididas em dois grupos: o G1 reuniu 20 crianças com dificuldades de aprendizagem escolar que freqüentam, além do ensino regular, um programa complementar denominado Ensino Alternativo e o G2, por sua vez, foi composto por 20 crianças sem dificuldades escolares freqüentando o ensino regular com bom rendimento. Os instrumentos utilizados foram: Matrizes Progressivas Coloridas - Raven Infantil - Escala Especial e Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito. Observou-se que as crianças do G1 apresentaram tanto o escore de autoconceito global quanto os escores de status intelectual e popularidade significativamente menor do que as crianças do G2.

Keywords : Autoconceito; desempenho escolar; dificuldade de aprendizagem [criança].

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese