SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Children with learning difficulties attending a psychopedagogic school program: evaluation of self-concept author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

HOFF, Miriam Schifferli  and  WECHSLER, Solange Muglia. Processo resolutivo do jogo computadorizado Tetris: análise microgenética. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.1, pp. 129-141. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100016.

Com abordagem piagetiana, efetuou-se uma análise microgenética da resolução do Tetris por 2 universitárias. Individual e filmado, o procedimento incluiu pré-avaliação de possíveis, sessões do Tetris e auto-avaliações. Relata-se aqui a evolução da Participante-1 (P1), cuja amplitude permitiu maior compreensão do processo resolutivo. Na pré-avaliação, P1 revelou pensamento formal. Seu domínio do Tetris evidenciou melhorias na constituição de possíveis - estratégias, soluções e compreensão do jogo - subordinadas à dinâmica da equilibração e pensamento dialético, com mútuas influências entre suas representações do jogo, do fazer e dos resultados. Exibiu soluções finais em Nível-III, mas possíveis iniciais e erros mais elementares do que hipotetizado para um sujeito com pensamento operacional. Inversamente, criou interdependências mais abrangentes e complexas do que o previsto. Ao resolver o Tetris, P1 como que refez o percurso da evolução cognitiva, com progresso projetado até o patamar de suas estruturas cognitivas.

Keywords : Possíveis e pensamento dialético; microgêneses cognitivas; jogo computadorizado; universitárias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese