SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Teacher's motivational style and students' intrinsic motivation: the self-determination perspectivePsychology, science and constructionisms: making sense of self author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TODOROV, João Claudio. Da Aplysia à constituição: evolução de conceitos na análise do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 151-156. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200003.

Objetivou-se apresentar a evolução de conceitos na análise do comportamento, especialmente nos trabalhos de Skinner, desde a definição do conceito de operante, de contingência de reforço, até os processos de seleção por conseqüências, seguindo o desenvolvimento de uma linguagem teórica que abarca desde o comportamento de moluscos até o texto da Constituição, enquanto metacontingência. Os trabalhos iniciais de Skinner usavam a linguagem desenvolvida por Pavlov no estudo de reflexos condicionados para abranger todo o comportamento. De sua dissertação de doutorado até os trabalhos publicados nos anos 1980, Skinner evoluiu e com ele toda a análise do comportamento, que hoje usa a mesma linguagem mais sofisticada para abordar temas complexos como práticas culturais e a sobrevivência de culturas.

Keywords : Operante; contingência de reforço; seleção por conseqüências; metacontingência; análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese