SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Women in body and soul: biopsychosocial factors in menopauseEffects of navigation training on orientation tasks by blind adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PALMIERI, Marilícia Witzler Antunes  and  BRANCO, Angela Uchoa. Cooperação, competição e individualismo em uma perspectiva sócio-cultural construtivista. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 189-198. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200007.

Examinando questões de relevância e interesse no campo da psicologia, o artigo focaliza a necessidade de compreender o domínio da motivação social, destacando a questão da cooperação, competição e individualismo. A perspectiva teórica adotada valoriza os aspectos sócio-culturais, afetivos, cognitivos na análise das diferentes modalidades de interdependência humana. Resgata questões conceituais e teóricas referentes aos diversos elementos envolvidos no sistema motivacional do indivíduo, assumindo uma visão sistêmica e holística, que enfatiza a dimensão interativa e contextual presente nos processos de desenvolvimento de crenças e valores, bem como na promoção de padrões de interação social específicos. Este artigo atribui especial ênfase ao estudo e à aplicação dos conceitos básicos decorrentes da adoção de uma perspectiva sócio-cultural construtivista do desenvolvimento humano, destacando as dimensões metodológicas e ressaltando a necessidade urgente da psicologia de investigar a questão, tendo em vista a relevância do tema para a sociedade contemporânea.

Keywords : Cooperação; competição; individualismo; valores; motivação social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese