SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Cooperation, competition and individualism from a sociocultural constructivist perspectiveParents role in the development of soccer players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MAUERBERG-DECASTRO, Eliane; PAULA, Adriana Inês de; TAVARES, Carolina Paioli  and  MORAES, Renato. Orientação espacial em adultos com deficiência visual: efeitos de um treinamento de navegação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 199-210. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200008.

O objetivo deste estudo foi demonstrar se um programa de navegação pode ajudar indivíduos com deficiência visual a melhorar a acurácia na orientação dinâmica. Nove participantes com deficiência visual retornaram a um ponto de partida após percorrer rotas em linha reta e triangular. Pré e pós-avaliações foram feitas entre um período de 4 meses, durante o qual o treinamento com navegação foi realizado. Entre pré e pós-teste, erros relativos de desvios angulares (ERDA) foram diferentes apenas na tarefa em linha reta. O valor de ERDA foi maior na tarefa em linha reta possivelmente por causa da magnitude do giro inicial antes de retornar ao ponto de partida (i.e., 180º) em contraste com a tarefa triângulo (i.e., 45º). Conclui-se que, em tarefas de orientação, os erros no desvio angular dependem da amplitude do giro inicial ao retornar para o ponto de partida. Ainda, a acurácia na manutenção da direção é influenciada por um treinamento específico com navegação.

Keywords : Orientação espacial; deficiência visual; percepção de distância.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese