SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Religious experience and aesthetic experience in plastic artists: perspectives from the psychology of religionPsychosocial aspects and HIV/Aids: a comparative bibliometric study of the published articles between Brazil and Spain índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versión impresa ISSN 0102-7972

Resumen

ALBUQUERQUE, Francisco José Batista de; VASCONCELOS, Tatiana Cristina  y  COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda. Análise psicossocial do assentamento e seu entorno. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 233-242. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200011.

Considerando que o processo de assentamento se completa quando há uma efetiva integração entre assentados e comunidade, objetivou-se comparar as crenças e expectativas existentes entre os pequenos produtores assentados e seus vizinhos moradores de pequenas parcelas adquiridas através de herança ou compra. Cinqüenta e dois assentados e 53 pequenos proprietários participaram de grupos focais e entrevistas individuais sobre a história de sua comunidade, suas expectativas etc. Os resultados mostraram que os assentados descrevem seus vizinhos como desorganizados e acomodados, já os pequenos agricultores percebem os assentados como invasores de terras e beneficiados pelo governo. Ambos descrevem o contato social com o exogrupo como negativo devido aos preconceitos existentes de lado a lado. Conclui-se que embora o assentamento tenha por finalidade integrar seus membros à comunidade, esse objetivo não foi alcançado, implicando a necessidade de uma política integradora e que trate os agricultores de forma homogênea, independente da maneira como lograram a terra.

Palabras llave : Assentamentos; identidade social; preconceito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués