SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Psychosocial aspects and HIV/Aids: a comparative bibliometric study of the published articles between Brazil and SpainWorking-class female students: academic success and regulating discourse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MORO, Maria Lucia Faria. Notações da matemática infantil: igualar e repartir grandezas na origem das estruturas multiplicativas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 251-266. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200013.

O estudo trata da aprendizagem das estruturas aditivas em sua passagem às multiplicativas conforme o modelo da equilibração e as proposições de Vergnaud sobre campos conceituais. Descreve a natureza e as transformações de notações infantis em tarefas de igualização e de repartição de grandezas, e verifica a significação das notações produzidas no exame das relações psicogenéticas entre aquelas estruturas. Os 12 participantes (6,4 a 9,5 anos de idade), alunos de duas escolas públicas de periferia urbana de duas regiões metropolitanas diferentes, executaram, em tríades, tarefas com momentos alternados de execução prática e de notação interpretada do executado. A análise qualitativa microgenética dos dados videografados resultou em tipos de notação e em tendências de transformação conceitual reveladas pelas notações. A discussão sublinha a natureza e as alterações das notações descritas, e o lugar relevante, nas relações psicogenéticas entre as estruturas consideradas, de esquemas inerentes a ambas, igualização e repartição.

Keywords : Notações matemáticas; iniciação aritmética; estruturas aditivas e multiplicativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese