SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Notations from children's mathematical thinking: equalizing and dividing quantities at the roots of multiplicative structuresSociometric study of an alternative institution for street children: building a pedagogic proposal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SAAVEDRA, Luísa. Alunas da classe trabalhadora: sucesso acadêmico e discurso de regulação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 267-276. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200014.

Este estudo, realizado em Portugal, analisa as entrevistas de 3 alunas da classe trabalhadora e as suas respectivas famílias. Estas alunas foram selecionadas a partir de um estudo anterior em que tinham sido investigadas as relações entre os resultados escolares e o seu meio sócio-econômico de origem. Este trabalho demonstrou que de cerca de 600 alunos provenientes de todos os meios sócio-econômicos, só 3 alunas da classe trabalhadora conseguiram obter classificações acadêmicas elevadas no 9º ano, que é o final da escolaridade básica obrigatória. O objetivo do atual estudo é compreender como estas alunas obtiveram sucesso acadêmico e de que modos o avaliam. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram os da "análise crítica do discurso" que permitiram considerar a possibilidade destas alunas terem obtido um rendimento escolar elevado pela interiorização do discurso da classe média sobre a escola, embora este pareça estar dissimulado, oculto ou mascarado tanto para as alunas como para as suas famílias.

Keywords : Análise crítica do discurso; discurso de regulação; identidade; motivação para a realização escolar; sucesso escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese