SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Working-class female students: academic success and regulating discourseVisual processing of form in human: threshold contrast curves to concentrically symmetric patterns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo  and  SUDBRACK, Maria Fátima Olivier. Estudo sociométrico de uma instituição alternativa para crianças e adolescentes em situação de rua: construindo uma proposta pedagógica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.2, pp. 277-286. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000200015.

Trata-se de investigação sobre uma instituição de atendimento a adolescentes em situação de rua, escolhida pelo fato de os atrair e retirar da marginalidade. O objetivo foi identificar os principais elementos da instituição responsáveis pela fixação e adesão da clientela, visando oferecer subsídios para a construção de propostas pedagógicas de atendimento a meninos de rua. A coleta de dados consistiu na aplicação do teste sociométrico da instituição e em entrevistas individuais com seus membros. A análise dos dados fundamentou-se na Teoria Sociométrica com contribuições da abordagem familiar sistêmica. Os aspectos relevantes para a efetividade do trabalho com meninos de rua foram: a) escolha sociométrica como critério de seleção da clientela; b) afinidade e integração entre os dirigentes da instituição; c) consonância entre a oferta da instituição e a demanda da clientela de "viverem em família"; d) presença de uma figura masculina positiva e forte de autoridade, identificada como "o pai".

Keywords : Crianças em situação de rua; estudo sociométrico; instituição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese