SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Initial mother-infant interactionsMaternal responsiveness and attachment theory: a critical discussion of the role of cross-cultural studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PICCININI, Cesar Augusto et al. O envolvimento paterno durante a gestação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 303-314. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300003.

O período de gestação da companheira exige uma série de adaptações por parte do pai, que precisa se preparar para os novos papéis que deverá assumir frente ao bebê e à sua nova família. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar como se dá o envolvimento paterno durante o 3º trimestre de gestação. Participaram deste estudo 35 pais que esperavam seu primeiro filho, com idades entre 21 e 40 anos. Os pais foram entrevistados individualmente e as suas respostas foram examinadas através de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que muitos pais estiveram envolvidos de diversas maneiras durante a gestação de suas companheiras, mostrando-se emocionalmente conectados à gestante e ao bebê. No entanto, alguns pais ainda encontravam dificuldades quanto ao envolvimento com seu filho, parecendo não percebê-lo como real e apresentando uma baixa ligação emocional com a gestação. Estes dados apontam para indícios de uma modificação quanto à paternidade já no período da gestação, a qual se encontra cada vez menos restrita ao universo feminino.

Keywords : Envolvimento paterno; gestação; maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese