SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Parenting style: perceptions of children and their parentsSocial skills of Psychology undergraduates: a multicentered study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COLACO, Veriana de Fátima Rodrigues. Processos interacionais e a construção de conhecimento e subjetividade de crianças. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 333-340. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300006.

Este artigo propõe uma discussão teórica acerca dos processos interacionais infantis concebidos como mediadores para a construção de conhecimento e subjetividade. Tem como pressuposto a compreensão da atividade discursiva como processo que integra ação e linguagem e que se define como atividade mediada semioticamente, constituindo-se espaço de construção de conhecimento compartilhado. Os referenciais que embasam esta discussão estão pautados na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria da linguagem de Bakhtin, focalizando 3 categorias conceituais específicas: mediação semiótica, zona de desenvolvimento proximal e dialogia. O foco central da discussão volta-se para a temática da linguagem e dos processos de desenvolvimento cognitivo e subjetividade. A linguagem é abordada como inter-ação, dentro do enfoque da teoria da enunciação, e o desenvolvimento cognitivo e a construção da subjetividade compreendidos como resultantes dos intercâmbios da criança no seu contexto histórico-cultural, ou seja, linguagem, desenvolvimento e subjetivação como construções sociais.

Keywords : Processos interacionais; mediação semiótica; zona de desenvolvimento proximal; subjetividade; dialogia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese