SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Social skills of Psychology undergraduates: a multicentered studyThe educational and professional development of low income students: evaluation of a Brazilian program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DELL'AGLIO, Débora Dalbosco  and  HUTZ, Cláudio Simon. Depressão e desempenho escolar em crianças e adolescentes institucionalizados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 351-357. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300008.

Foram investigadas as variáveis depressão e desempenho escolar em 215 crianças e adolescentes, de ambos os sexos, de 7 a 15 anos, de escolas públicas da periferia de Porto Alegre e Viamão, divididas em 2 grupos. Um grupo de participantes (n=105) estava abrigado em instituições governamentais de proteção especial e o outro (n=110) morava com a família e freqüentava as mesmas escolas. Os participantes responderam individualmente o Children's Depression Inventory (CDI) e o Raven. As professoras preencheram uma Escala de Avaliação do desempenho dos alunos. Os resultados do CDI indicaram uma média mais alta entre as meninas e no grupo institucionalizado. Foi encontrada uma correlação negativa entre o CDI e o desempenho escolar. As meninas apresentaram uma média mais alta no desempenho escolar e as crianças institucionalizadas uma média mais baixa. Estes resultados indicam a necessidade de estratégias de atendimento específicas para crianças e adolescentes institucionalizados para melhorar seu desempenho escolar e prevenir depressão entre as meninas.

Keywords : Depressão; desempenho escolar; institucionalização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese