SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Depression and school achievement of institutionalized children and adolescentsInterpersonal conflict solving: interactions among cognition and emotion in culture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DIORIO, Zânia Maria  and  GOMIDE, Paula Inez Cunha. Ascensão escolar e profissionalização de bons alunos de baixa renda: avaliação de um programa brasileiro. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 359-366. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300009.

Esta pesquisa de avaliação de programa analisou a escolarização e a profissionalização de 629 jovens da região de Curitiba, em 2001, para detectar o efeito do programa social PBA - Programa Bom Aluno. Verificou-se a evolução da escolaridade sem interrupção nos estudos, a freqüência e o tipo de instituição formal de ensino, se pública ou privada, o exercício e o tipo de trabalho nos grupos experimental e controle. O efeito positivo do programa foi identificado no nível superior de ensino (c2=34,164; p<0,0001), onde se encontrou que havia 3 vezes mais participantes do grupo controle do que do experimental que não freqüentavam a universidade. Foram identificados 62,9% de alunos do PBA, do nível superior, que trabalhavam e estudavam em comparação com apenas 37,9% (c2=8,672; p=0,003) do grupo controle. Concluiu-se que as ações do PBA foram efetivas quanto a alcançar, manter o estudo, e exercer o trabalho no nível superior de ensino.

Keywords : Avaliação de programas; educação; profissão; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese