SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Interpersonal conflict solving: interactions among cognition and emotion in cultureInvestigation of rule control by controlling the effetcts of reinforcement history on human behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BATISTA, Cecilia Guarnieri; NUNES, Sylvia da Silveira  and  HORINO, Letícia Enya. Avaliação assistida de habilidades cognitivas em crianças com deficiência visual e com dificuldades de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 381-393. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300011.

O presente estudo visa a discutir uma proposta de avaliação do "nível de desenvolvimento potencial", conforme a concepção de Vygotsky, em crianças com deficiência visual (baixa visão ou cegueira) e dificuldades de aprendizagem. São relatados 2 estudos, em que a avaliação constou de aplicação do teste WISC verbal, avaliação do desempenho escolar em grupo e avaliação assistida individual, sendo selecionadas para análise as crianças com baixos valores de QI. No segundo estudo, o procedimento foi acrescido da observação de "espertezas", ou seja, de atuações que indicam capacidades cognitivas, fora da situação formal de avaliação. Os resultados indicaram evidências de aquisições na situação de avaliação assistida e de competências cognitivas variadas na análise das "espertezas". A discussão sobre modalidades de avaliação indicou possíveis fontes de dificuldade na obtenção de resultados indicadores do correto "nível de desenvolvimento potencial" em crianças com dificuldades de aprendizagem.

Keywords : Avaliação assistida; crianças com dificuldades de aprendizagem; desenvolvimento e deficiência visual; desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese