SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Assisted assessment of cognitive abilities in children with visual impairment and learning difficultiesAn analysis of the effects of history of behavioral variation on rule-following behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de; MATOS, Maria Amélia; SOUZA, Deisy das Graças de  and  PARACAMPO, Carla Cristina Paiva. Investigação do controle por regras e do controle por histórias de reforço sobre o comportamento humano. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 395-412. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300012.

Este estudo investigou, com 16 universitários, o papel da história de reforço e da densidade relativa de reforço no seguimento de regra. Utilizou-se um procedimento de escolha segundo o modelo, com 3 estímulos de comparação; a tarefa consistia em apontar cada um dos 3 estímulos de comparação, em seqüência, de acordo com a dimensão (Cor, Espessura ou Forma) em comum com o modelo. As Fases 1, 2, 3 e 4 eram iniciadas, respectivamente, por instruções mínimas, regra discrepante (especificava a seqüência FCE), correspondente (especificava EFC) e discrepante. A seqüência CEF era a única reforçada em todas as fases. Na Fase 3, EFC era reforçada concorrentemente com CEF (concorrente FR2 FR6 e concorrente FR6 FR2). Nenhuma outra seqüência era reforçada. Observou-se tanto controle por regras quanto pela história de reforço, sob condições específicas. Os resultados têm implicações para a distinção entre o comportamento controlado por regras e o controlado por contingências.

Keywords : Regras; contingências; histórias experimentais; freqüência relativa de reforço; procedimento de escolha segundo o modelo; estudantes universitários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese