SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3An analysis of the effects of history of behavioral variation on rule-following behaviorAssesment of the training and development system in medium and large companies from the state of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

DITTRICH, Alexandre  and  ABIB, José Antônio Damásio. O sistema ético skinneriano e conseqüências para a prática dos analistas do comportamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2004, vol.17, n.3, pp. 427-433. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000300014.

Este artigo visa, a partir de uma análise crítica do sistema ético skinneriano, a apontar algumas das conseqüências deste sistema para a prática dos analistas do comportamento. Utiliza-se como fonte privilegiada de argumentação o próprio texto skinneriano e suas categorias conceituais. O texto delineia, inicialmente, a relação entre o sistema ético skinneriano e o modelo de seleção por conseqüências, analisando, em seguida, os aspectos descritivo e prescritivo daquele sistema. Por fim, as implicações dessas considerações para o exercício profissional da análise do comportamento são abordadas. Destaca-se o papel do analista enquanto agente político, e a necessidade de desenvolver práticas colaborativas para lidar com possíveis tensões entre o sistema ético do behaviorismo radical e os valores daqueles com quem o analista trabalha.

Keywords : Behaviorismo radical; ética; seleção por conseqüências; análise do comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese