SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Value correlates of ambivalent sexismSensation seeking in outdoor pursuits: similarities and differences in discourses on radical sports and adventure tourism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PEREIRA, Cícero; CAMINO, Leoncio  and  COSTA, Joselí Bastos da. Um estudo sobre a integração dos níveis de análise dos sistemas de valores. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 16-25. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100004.

Este artigo apresenta uma investigação sobre a integração dos níveis de análise dos sistemas de valores de estudantes universitários. No estudo realizado (N=406), foram identificados 4 sistemas subjacentes à organização dos valores dos estudantes: materialista, hedonista, religioso e pós-materialista. A análise da convergência entre os sistemas e os tipos motivacionais da teoria de Schwartz mostrou a semelhança entre o materialismo e os valores da autopromoção, entre o sistema hedonista e a abertura à mudança, entre o sistema religioso e os valores de conservação e entre o pós-materialismo e o tipo motivacional da autotranscendência. Na discussão, enfatiza-se a natureza societal dos valores relacionando suas fontes às ideologias sociais.

Keywords : Níveis de análises; valores; sistemas de valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese