SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Obesity and psyhological aspects: emotional and cognitive development, self concept, locus of control and anxietyStability of antisocial behavior on the infancy-adolescence transition: a developmental perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VANDENBERGHE, Luc. Abordagens comportamentais para a dor crônica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 47-54. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100007.

A terapia comportamental da dor crônica se destaca por um ecletismo técnico, assentando-se em procedimentos provenientes das diferentes abordagens terapêuticas que se desenvolveram no seio da tradição comportamental. Trata-se da Terapia Comportamental Clássica, da Terapia Cognitiva Comportamental, da Análise Aplicada do Comportamento e da Análise Clínica do Comportamento. Estes 4 grandes movimentos que representam o desenvolvimento histórico e a pluralidade paradigmática da terapia comportamental são resgatados como eixos teóricos para servir como pontos cardeais na exposição das opções oferecidas pela terapia comportamental para a clínica da dor. Nesta revisão de literatura, divergências entre as 4 abordagens são identificadas, as quais têm implicações importantes para a atuação do terapeuta.

Keywords : Terapia comportamental; dor crônica; abordagens teóricas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese