SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Reflections on the diabetes type 1 and its relation to the emotional aspectThe evaluation of children's morphosyntactic awareness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

YASSUDA, Mônica Sanches; LASCA, Valéria Bellini  and  NERI, Anita Liberalesso. Meta-memória e auto-eficácia: um estudo de validação de instrumentos de pesquisa sobre memória e envelhecimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 78-90. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100011.

A literatura cognitiva documenta em inúmeros relatos a existência de diferenças significativas entre o desempenho de jovens e idosos em tarefas de memória episódica. Pesquisadores nas últimas décadas exploram possíveis explicações para esta discrepância. Uma das hipóteses em investigação é que talvez os idosos possuam percepções, atitudes e afetos diferentes relativos à memória, e que talvez seu desempenho seja afetado por estes fatores. Os conceitos de meta-memória e auto-eficácia têm sido empregados nas pesquisas sobre o envelhecimento da memória para a avaliação desta hipótese. Nesta pesquisa, 1 questionário de meta-memória (MIA), 1 questionário de auto-eficácia (MSEQ) e 4 versões de 2 tarefas de desempenho de memória episódica (4 listas de itens de supermercado e 4 histórias curtas) foram traduzidos para o português, adaptados à cultura brasileira e submetidos a testes de validação junto a 33 jovens e 27 idosos saudáveis brasileiros. Os resultados das análises realizadas sugerem que as versões em português destes instrumentos têm boas características psicométricas e são promissores para esta área de pesquisa no Brasil.

Keywords : Meta-memória; auto-eficácia; memória episódica; envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese