SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Metamemory and self-efficacy: a validation study of research instruments in memory agingVisual processing of form: evidences for angular narrow-band frequency channels in humans author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CORREA, Jane. A avaliação da consciência morfossintática na criança. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 91-97. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100012.

A revisão da literatura dos estudos sobre a origem e desenvolvimento da consciência morfossintática e sua relação com o aprendizado da língua escrita nos revela o emprego de uma diversidade de tarefas bem como diferenças concernentes ao seu desenvolvimento e valor preditivo relacionado à aquisição da língua escrita. O presente trabalho pretendeu, então, realizar uma revisão da literatura sobre a consciência morfossintática de maneira a descrever as tarefas correntemente utilizadas para sua mensuração nas investigações acerca da aquisição da língua escrita, analisando a validade e propriedade de tais instrumentos na investigação do desenvolvimento das habilidades morfossintáticas na criança. Discute-se, na presente análise, a eficácia das tarefas clássicas de consciência morfossintática bem como de tarefas de uso recente na literatura em efetivamente acessar a manipulação intencional do conhecimento morfossintático pela criança.

Keywords : Consciência morfossintática; desenvolvimento metalingüístico; tarefas de consciência morfossintática; revisão de literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese