SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Psychological development of school-age children born preterm in comparison with children born full-termPositivity and negativity of the work in adolescents' social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de  and  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli Dos. Compreensão em leitura e avaliação da aprendizagem em universitários. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 118-124. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100016.

Este estudo teve por objetivo explorar a relação entre a compreensão em leitura, o desempenho acadêmico e a avaliação da aprendizagem em disciplinas específicas. A amostra foi composta por 270 alunos ingressantes dos cursos de administração, direito e psicologia, dos períodos diurno e noturno, de uma universidade particular do interior paulista. Os instrumentos utilizados foram 2 textos preparados segundo a técnica de Cloze e um questionário visando a caracterização dos tipos mais freqüentes de avaliação utilizados no ensino superior. A participação dos estudantes foi voluntária e a coleta de dados ocorreu de forma coletiva em uma única sessão. Os resultados evidenciaram que há correlação estatisticamente significativa entre a compreensão em leitura, o desempenho acadêmico e o tipo de avaliação da aprendizagem utilizado.

Keywords : Teste de Cloze; rendimento acadêmico; ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese