SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Reading comprehension and learning evaluation among undergraduatesThe street youth and assistance institutions: uses and recognition of objectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

OLIVEIRA, Denize Cristina de et al. A positividade e a negatividade do trabalho nas representações sociais de adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 125-133. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100017.

O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.

Keywords : Representação social; adolescente trabalhador; estudo e trabalho; evocação livre.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese