SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Positivity and negativity of the work in adolescents' social representationsTransference and oedipus complex, within Freud's theory: notes about the transference destiny author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTANA, Juliana Prates; DONINELLI, Thaís Mesquita; FROSI, Raquel Valiente  and  KOLLER, Sílvia Helena. Os adolescentes em situação de rua e as instituições de atendimento: utilizações e reconhecimento de objetivos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2005, vol.18, n.1, pp. 134-142. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100018.

O presente estudo visou a identificar os significados que os adolescentes em situação de rua atribuem às instituições de atendimento a eles destinadas. Treze adolescentes em situação de rua de 12 a 17 anos, do sexo masculino, encontrados no centro de Porto Alegre foram entrevistados na rua. Os resultados revelaram que as instituições são de extrema importância para estes jovens, sendo responsáveis pelo fornecimento de alimentação, vestimentas, lazer, educação, profissionalização e prestação de cuidados com a higiene e a saúde. As instituições, juntamente com seus funcionários, desempenham um importante papel na sua rede de apoio social e afetivo. Os significados foram compreendidos a partir da utilização e da atribuição de objetivos institucionais, sendo possível, desta forma, melhor entender a relação estabelecida entre os jovens e as instituições de atendimento.

Keywords : Adolescentes em situação de rua; instituições de atendimento; rede de apoio social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese